Garantir o bom funcionamento da gestão financeira em projetos de engenharia civil é fundamental para manter os custos dentro do orçamento e evitar desperdícios. Como consequência de uma falta de planejamento, a empresa está exposta a riscos consideráveis que podem comprometer não apenas o andamento da obra, mas a saúde financeira da companhia.
Com o planejamento adequado e as ferramentas corretas, as empresas podem ter maior previsibilidade financeira e sucesso em seus projetos. Neste post, vamos apresentar 4 dicas fundamentais para impulsionar o controle financeiro da sua construtora. Confira!
1 – Desenvolva um orçamento detalhado
O primeiro passo para iniciar um planejamento financeiro bem elaborado é fazer o controle de custos: desde materiais, mão de obra e despesas indiretas, até licenças e seguros, tudo precisa ser detalhadamente registrado.
Além disso, é fundamental estar preparado para imprevistos, algo que costuma ser negligenciado, mas que pode fazer toda a diferença quando surgem gastos inesperados.
Uma boa opção é listar cada gasto previsto no projeto de engenharia em uma planilha, deixando as informações organizadas e de fácil acesso para a equipe responsável.
2 – Acompanhe os gastos da obra em tempo real
Monitorar o fluxo de caixa, comparando o orçamento planejado com os gastos em tempo real é a base para qualquer projeto de engenharia civil bem-sucedido. Isso permite que ajustes sejam feitos rapidamente, antes que pequenos problemas se transformem em grandes prejuízos.
Nesse caso, a tecnologia é um grande aliado do profissional! O uso de ferramentas tecnológicas otimizam o controle de todos os aspectos do projeto, e a melhor parte é que há diversas opções de sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) voltados para a construção civil no mercado, cada um oferecendo recursos e vantagens específicas. Conheça alguns:
- Sienge: software especializado para construtoras que oferece controle de orçamento de obras, fluxo de caixa, controle de custos, compras e integração com a contabilidade.
- TOTVS Construção: voltado para a indústria da construção, auxilia na gestão financeira, incluindo fluxo de caixa, gestão de contratos e orçamento de projetos.
- BIM (Building Information Modeling): uma representação digital e tridimensional do edifício que, além do projeto de edificação, pode conter informações do orçamento, levantando os possíveis impactos financeiros e produtivos durante todo o ciclo da obra.
3 – Otimize a aquisição de materiais
O controle financeiro está relacionado ao dinheiro investido na obra, portanto, compras desnecessárias e desperdícios devem ser evitados. Estoque parado representa capital imobilizado, e a falta de materiais pode gerar atrasos e custos adicionais.
O segredo está em gerenciar o estoque de maneira eficiente, comprando na medida certa, sabendo negociar e estabelecendo uma relação de confiança com os fornecedores.
4 – Adquira um seguro específico para a sua obra
Obras de grande porte envolvem diversos riscos que vão de acidentes de trabalho e desastres naturais até problemas contratuais. Empresas de engenharia precisam de tranquilidade para operar e a aquisição de um seguro de confiança não só protege a empresa contra perdas financeiras inesperadas, como também melhora a previsibilidade de custos ao longo do projeto.
Por meio da contratação de seguros como, Obras Civis em Construção Instalação e Montagem e Riscos de Engenharia Obras Civis em Construção da Conset, a construtora garante uma proteção financeira, evitando que imprevistos causem danos irreversíveis a empresa.
Como contratar?
Com especialistas em corretagem de seguros para grandes riscos, a Conset te ajuda de diversas formas:
- Prestando assessoria na avaliação de riscos e negociação de taxas competitivas;
- Prestando assessoria na definição das coberturas adequadas ao tipo de obra e/ou serviço e local de risco;
- Acompanhando a evolução do risco por meio da elaboração de relatórios de inspeção;
- Acompanhando os processos de sinistro, desde a inspeção inicial para comprovação de danos até a indenização final.