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Seguro de Acidentes Pessoais: uma das grandes vantagens do Seguro de Vida Empresarial – entenda como funciona

Atualizado em 14/10/2019

Publicado em 03/10/2018

De acordo com dados do Ministério Público do Trabalho (MPT), a cada 48 segundos acontece um acidente de trabalho no país e a cada 3h38 um trabalhador brasileiro morre. Entre 2012 e 2017, os acidentes de trabalho custaram R$ 26 bi à Previdência e as empresas também são muito prejudicadas por esses eventos. Despesas com procedimentos médicos e remédios, por exemplo, podem ser bastante onerosos.

Todo ambiente de trabalho está sujeito a acidentes. Quedas, cortes, fraturas e choques contra objetos são apenas alguns exemplos do que pode acontecer a uma pessoa enquanto ela desempenha suas atividades profissionais.

É por isso que o Seguro de Acidentes Pessoais é uma das grandes vantagens do Seguro de Vida Empresarial. Continue lendo e descubra o que é esse seguro e quais são as suas vantagens e coberturas oferecidas. Não perca!

O que é o Seguro de Acidentes Pessoais?

O Seguro de Acidentes Pessoais oferece indenização ao segurado ou aos beneficiários em caso de acidentes que possam levar à invalidez ou à morte. Na maioria das vezes, o Seguro de Acidentes Pessoais faz parte do Seguro de Vida Empresarial.

Também existe a opção de contratar apenas o Seguro de Acidentes Pessoais para situações específicas e de duração definida. É o caso de contratos de estágio e eventos como congressos, palestras e feiras, entre outros.

Quais as vantagens para a empresa?

O Seguro de Acidentes Pessoais apresenta muitos benefícios para as empresas. Em primeiro lugar, está o fato de que antecipar-se perante os acidentes é uma das formas mais eficazes de reduzir prejuízos financeiros e proteger a empresa.

Além disso, ter o Seguro de Acidentes Pessoais como parte dos benefícios oferecidos aos funcionários é também uma importante ferramenta a ser utilizada na atração e retenção de talentos.

Outra vantagem desse tipo de seguro é que a empresa também tem a possibilidade de definir se irá custear o pagamento integral do mesmo ou definir um percentual de participação a ser descontado do funcionário. Dessa forma, pode aproveitar as vantagens do seguro com os custos reduzidos para a empresa.

E qual a importância desse seguro para os funcionários?

O Seguro de Acidentes Pessoais também é vantajoso para os funcionários. Afinal, a empresa não é a única a sofrer com os prejuízos que os acidentes podem causar. Esse tipo de seguro oferece garantias aos funcionários e familiares em caso de invalidez ou morte.

Dessa forma, os funcionários têm a certeza que terão apoio diante dessas situações. Assim, podem desempenhar suas atividades com mais tranquilidade e confiança na empresa. Por esses motivos, o Seguro de Acidentes Pessoais também é importante para a atração e retenção de talentos.

Quais são as coberturas do Seguro de Acidentes Pessoais?

Agora que você sabe o que é e qual a importância do Seguro de Acidentes Pessoais para a empresa e para os funcionários, conheça a seguir as coberturas oferecidas por esse tipo de seguro:

Diária por Incapacidade Temporária (DIT)

A Diária por Incapacidade Temporária (DIT) é uma das coberturas mais importantes do Seguro de Acidentes Pessoais. Caso o funcionário fique incapacitado de trabalhar por solicitação médica após um acidente, essa cobertura garante que ele receberá pagamentos durante o período que estiver incapacitado até o limite de renda estabelecido no contrato.

Despesas médico-hospitalares e odontológicas

Com essa cobertura, o Seguro de Acidentes Pessoais garante que o funcionário seja reembolsado de despesas médico-hospitalares e odontológicas decorrentes de acidentes que sejam cobertos pelo seguro.

Invalidez permanente total ou parcial por acidente

O Seguro de Acidentes Pessoais também cobre o pagamento de indenização ao funcionário que sofra algum tipo de invalidez, como perda, redução ou incapacidade de funções total ou parcial, que seja causada por acidente coberto pelo seguro.

Morte causada por acidente

Essa cobertura garante pagamento do capital segurado aos beneficiários em caso de morte acidental do funcionário. Os beneficiários geralmente são familiares dos funcionários.

Auxílio funeral

Além de garantir o pagamento aos beneficiários em caso de morte acidental, o Seguro de Acidentes Pessoais também tem uma cobertura que reembolsa as despesas com o funeral do funcionário que tenha morrido em decorrência de acidente.

Cesta básica

Outra cobertura do Seguro de Acidentes Pessoais é o pagamento de cesta básica aos funcionários de acordo com condições estabelecidas no contrato do seguro.

Qual a vigência e quanto custa o Seguro de Acidentes Pessoais?

Na maioria dos casos, a vigência do Seguro de Acidentes Pessoais é de um ano. Também é possível renová-lo pelo mesmo período de tempo. Já o custo do seguro vai depender das garantias contratadas e de características específicas do segurado. É possível encontrar seguros com valores a partir de R$ 4,00.

Como a Conset pode ajudar na escolha do seguro?

Contratar um seguro envolve uma série de critérios. Por isso, contar com o apoio de uma corretora para lidar com o assunto é fundamental. A Conset oferece assessoria na escolha das coberturas e tipos de seguro, ajudando as empresas a escolherem a opção de melhor custo-benefício.

A Conset tem 20 anos de experiência e uma equipe formada por especialistas em riscos de diferentes tipos. Por meio de um atendimento personalizado, a corretora ajuda a garantir a proteção que melhor se adeque às necessidades da empresa e que tenha um custo acessível.

A corretora de seguros tanto auxilia a empresa na definição do seguro e na contratação das coberturas quanto acompanha os processos de sinistro, desde a ocorrência até a indenização.

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