1. HOME
  2. BLOG
  3. Seguro de Frota de Automóveis: como funciona e medidas para reduzir os custos
página anterior

Seguro de Frota de Automóveis: como funciona e medidas para reduzir os custos

Atualizado em 14/10/2019

Publicado em 21/05/2018

Administrar uma frota não é uma tarefa fácil, pois envolve uma série de atividades distintas e complexas. A proteção dos bens e a redução de custos com os veículos estão entre as principais metas dos administradores. Por isso, no post a seguir, apresentamos tudo que você precisa saber para contratar um Seguro de Frota Automóveis e reduzir os custos dessa medida de proteção. Confira!

Seguro de Frota ou Individual: qual escolher?

Contratando um seguro para cada item da sua frota, você tem que administrar várias apólices com números, coberturas, vigências e seguradoras diferentes, o que gera muito trabalho operacional, não só para você, que contrata e paga o seguro (o segurado), mas para quem recebe o pagamento, regula e indeniza os sinistros (a seguradora).

Já com uma apólice única para todos os veículos você reduz substancialmente o custo operacional da sua empresa com controles de vencimento, processos de cotação de várias renovações, preenchimento de formulários de perfil do principal condutor e, além de tudo isto, pode adotar, a depender das características da sua frota, outros mecanismos de redução de custos do seguro, como veremos nos parágrafos a seguir.

O que influencia no custo do Seguro de Frota de Automóveis?

O custo do Seguro de Frota é diretamente proporcional à exposição dos veículos ao risco de acidentes. Quanto maior o perigo, maior o custo da proteção através do Seguro. Além disso, uma série de questões pode influenciar no valor que sua empresa precisará investir para proteger seus veículos.

Algumas análises específicas sobre o uso da frota podem influenciar tanto no preço quanto nas coberturas a serem contratadas. São informações como o tipo de atividade da empresa, quantidade e categoria dos veículos, histórico de sinistros, região de circulação, entre outros.

É importante saber que a ocorrência de um único sinistro envolvendo um dos veículos da frota, pode não aumentar o custo do seguro de toda a frota na renovação. O que é levado em consideração é a situação de todos os veículos, ou seja, a sinistralidade da apólice e não de um único item.

Você pode, ainda, negociar algumas condições para que o custo do seguro esteja alinhado àquilo que a empresa deseja ou pode investir. Veja a seguir as opções que poderão se oferecidas pela seguradora, a depender das características da sua frota:

Clausulado Padrão

A seguradora cobra um prêmio anual e assume, como seu risco máximo, o risco de ter que indenizar até 100% do valor de todos os veículos da frota, caso todos eles sofram uma perda total (sinistro indenizável), durante a vigência da apólice.

Stoploss

A seguradora cobra um prêmio anual e define um limite máximo que pagará, por ano, com indenização de sinistros. Quando o limite máximo for gasto, a apólice será cancelada podendo ser renovada após o pagamento de novo prêmio de seguro.

Cláusula de lucros

É definido em contrato uma participação percentual do segurado em eventuais lucros da apólice. Esses lucros são resultado do custo do seguro menos os gastos com sinistros, taxas de administração da seguradora e comissão da corretora. Um percentual do lucro da apólice será devolvido para o segurado ou abatido do custo do seguro na próxima renovação, na mesma seguradora.

Bônus médio

De acordo com o número de anos de contratação do Seguro e a quantidade de sinistros ocorridos, as seguradoras atribuem uma classe de bônus para cada veículo segurado. Com o passar do tempo e avanço nas classes, é possível conseguir descontos no valor do Seguro. No caso do Seguro de Frota de Automóveis, é calculado o bônus médio dos veículos segurados.

Gatilho

O segurado paga, no primeiro mês de vigência, 50% do prêmio anual cobrado pela seguradora. Se, a qualquer momento, ocorrerem sinistros que obriguem a seguradora a pagar indenização no valor igual ou superior a 50% do prêmio inicialmente pago, a seguradora cobrará os outros 50% do prêmio definido no inicio de vigência da apólice. Desta forma, se a frota de automóveis tiver uma excelente sinistralidade, o segurado poderá economizar até 50% do custo anual com o seguro de frota.

Quais itens devem ser avaliados ao contratar o Seguro de Frota de Automóveis?

Antes de contratar um Seguro de Frota de Automóveis, assim como antes de contratar qualquer outro seguro, é importante ficar atento às informações que deverá fornecer e aos esclarecimentos que deverá pedir ao seu corretor.

Conheça algumas delas:

Tipos de cobertura:

A primeira coisa que deve ser avaliada quando se deseja contratar o Seguro de Frota de Automóveis é o conjunto de coberturas. Os seguros mais comuns cobrem danos por roubo e furto, tanto dos veículos quanto dos equipamentos de som e imagem incorporados ao veículo, desde que eles sejam itens de fábrica. Para acessórios e equipamentos que não sejam de fábrica, é preciso incluir cláusulas especiais na apólice.

As cobertura de Colisão e Incêndio também são coberturas comumente contratadas. É possível, da mesma forma, contratar proteção para danos por Acidentes Naturais como ventanias, inundações, raios e outros.

Existem ainda garantias complementares que podem ser incluídas no contrato, como o ressarcimento de danos causados a terceiros pelo veículo (Responsabilidade Civil) e a indenização por acidentes sofridos pelos passageiros (Acidentes Pessoais de Passageiros). Em alguns casos, é possível pagar um custo adicional para cobrir despesas extras incorridas devido à indisponibilidade do veículo ou com um carro reserva para ser utilizado nesse período (Carro Reserva).

Franquia

A franquia é outra coisa que você deve analisar bem e cujos valores devem estar expressamente declarados no contrato do seguro. Ela representa um tipo de coparticipação que as seguradoras cobram para evitar o acionamento do seguro em situações de menor relevância e incentivar os motoristas a preservarem os veículos.

Quando um sinistro ocorre e a seguradora é acionada, seja para fazer o ressarcimento dos gastos ou para pagar pelo reparo, uma parte do valor deve ser paga por você. Por isso, antes de contratar o seguro, você deve avaliar as várias opções de franquia e saber em quais situações específicas esse valor lhe será exigido.

Abrangência Territorial

Como os veículos da frota podem percorrer longas distâncias, é imprescindível que você analise a abrangência do seguro antes de contratá-lo. Essa escolha deve se basear nas necessidades específicas da sua empresa.

É possível contratar uma cobertura nacional se a sua frota não sai do país ou um seguro que possa ser utilizado em todos os países da América do Sul, por exemplo.

Início da vigência

Outro item que deve ser analisado ao contratar um Seguro de Frota é o prazo no qual a apólice entra em vigor. É apenas a partir dessa data acordada em contrato que os veículos estarão segurados e as condições passam a valer.

Tipos de ressarcimento em caso de sinistro

Sinistros são os eventos involuntários e acidentais que geram prejuízos a serem indenizados pela seguradora. Quando eles acontecem é preciso acionar a empresa de seguro, podendo ela atuar das seguintes formas:

  • Reparo de veículo em oficina credenciada ou previamente aprovada;
  • Reposição do bem, através de pagamento em dinheiro, nos casos de perda total;
  • Reembolso dos valores pagos pelo segurado a terceiros prejudicados, quando previamente aprovados.

Serviços adicionais

A partir de pequenos custos complementares, ou até mesmo sem custos, você pode contar com alguns serviços adicionais que as seguradoras oferecem para maior conforto e segurança de quem administra uma frota de automóveis. Algumas opções são assistência 24h, reboque, chaveiro, compra de peças para reposição, troca de pneus, pintura, motorista substituto, entre outras.

Como escolher o Seguro de Frota de Automóveis?

Para escolher o Seguro de Frota ideal para sua empresa, você deve estar atento às questões que acabamos de apresentar nesse post. Além disso, é fundamental contar com o apoio de uma Corretora de Seguros com muita experiência no assunto. Apenas uma assessoria especializada poderá lhe ajudar a tomar a decisão mais acertada.

A Conset conta com uma equipe especializada para lhe orientar quanto às coberturas mais adequadas ao perfil da sua empresa, buscando as melhores condições junto às diversas seguradoras que operam com esta modalidade de seguro. Além disso, nossos consultores estão sempre presentes, dando suporte durante toda a vigência da apólice, principalmente nos casos de sinistros.

Ainda tem dúvidas sobre o Seguro de Frota de Automóveis? Entre em contato conosco pelo e-mail seguros@conset.com.br. Será um prazer lhe ajudar!

Peça uma cotação!