1. HOME
  2. BLOG
  3. Seguro de Riscos de Engenharia: respostas para as principais dúvidas
página anterior

Seguro de Riscos de Engenharia: respostas para as principais dúvidas

O Seguro de Riscos de Engenharia exige alguns cuidados específicos para a sua contratação, porque cada projeto de engenharia é único: custo da obra, local de construção, duração, tipo de construção, material usado, complexidade do projeto, circunvizinhaça, ou seja, tudo pode variar de uma obra para a outra.

Então é preciso analisar os detalhes de cada obra para contratar as coberturas mais adequadas. Para lhe ajudar, no post de hoje, a Conset, corretora com mais de 20 anos de experiência em seguros para grandes projetos de engenharia, apresenta algumas recomendações para contratar este tipo de seguro com segurança.

O que é o Seguro de Riscos de Engenharia?

O Seguro de Risco de Engenharia cobre acidentes imprevistos ocorridos durante a execução de obras de engenharia e serviços de instalação e montagem.

Entre os acidentes mais comuns em obras, podemos destacar aqueles que envolvem eventos naturais como, vendaval, queda de granizo, alagamento e inundação.

Incêndio, roubo e furto qualificado de materiais e equipamentos que serão incorporados ao empreendimento, também são acidentes comuns e amparados por este tipo de seguro.

Danos por erro de execução e por ação de terceiros também estão amparados neste seguro. Além destes, de acordo com as necessidades do projeto, é possível contar com algumas coberturas adicionais como erro de projeto, desentulho, manutenção, honorários de perito, obras concluídas e ainda cobertura para máquinas e equipamentos que serão utilizados na execução da obra.

A depender do tipo e complexidada da obra, existe ainda a possibilidade de ser contratada, na mesma apólice, a cobertura de Responsabilidade Civil Obras, que cobre danos provocadas a terceiros. Assim, é possível obter melhores condições e menor custo que na contratação de mais uma apólice avulsa.

Quem pode contrar e se beneficiar deste seguro?

Tanto o proprietário do empreendimento (contratante) quanto a construtora principal (contratada) podem contratar o seguro.

Como o Seguro de Riscos de Engenharia cobre os riscos de acidentes que causem danos à obra, como um todo, também são considerados segurados todos os subempreiteiros e outros profissionais que também atuem diretamente na execução da obra, como é o caso dos projetistas e arquitetos.

Caso o projeto seja financiado, pode-se incluir na apólice uma cláusula beneficiária para que eventual indenização seja paga diretamente a quem aportou o dinheiro para a execução da obra.

Qual deve ser o tempo de vigência da apólice?

A preocupação com a contratação do Seguro de Riscos de Engenharia deve começar antes do início da execução do projeto. Afinal, os riscos de acidentes começam antes disso, com a instalação do canteiro de obras. Então, a apólice já deve valer a partir deste momento.

Em caso paralisação total das atividades de execução da obra, por qualquer motivo, é importante comunicar o fato à Seguradora, através da corretora de seguros, para que o final de vigência da apólice seja prorrogado pelo período em que a obra ficar paralisada. Isto ajuda a reduzir os custos finais com o seguro.

Durante a vigência da apólice, também é preciso comunicar atrasos de cronograma ou alteração do valor e escopo do contrato, para se ter a cobertura completa.

O que é necessário para contratar esse seguro?

Para contratar o Seguro de Riscos de Engenharia, é preciso reunir alguns documentos. O contrato de execução, o memorial descritivo da obra e o cronograma físico-financeiro (detahado por tipo de serviço, apresentando as principais etapas com duração e valor a ser investido em cada uma delas), são essenciais. A depender da complexidade do empreendimento, outras informações serão solicitadas para que se possa analisar corretamente os riscos e dimensionar adequadamente os lmites de cobertura do seguro ideal para a obra.

Como dimensionar o limite de cobertura ideal para seu projeto?

Para dimensionar o limite de cobertura do Seguro de Riscos de Engenharia que o seu projeto precisa, é necessário avaliar os riscos envolvidos. Equipamentos e materiais incorporáveis à obra, bem como o custo da mão de obra, devem ser considerados como valor segurado.

Tanto é possível optar por uma ampla proteção quanto por uma cobertura mais restrita apenas para riscos específicos. Por isso, a melhor maneira de dimensionar a cobertura ideal é contando com a ajuda de um Corretor de Seguros experiente. Ele saberá levantar todos os riscos da obra, avaliando as diferentes fases e características específicas do projeto.

Apenas depois de analisar todas as informações, o Corretor poderá lhe apresentar as opções disponiveis e lhe orientar na tomada de decisão quanto à melhor relação custo-benefício.

É imprescindível, ainda, estar atento aos valores de franquia para evitar gastos desnecessários com pequenos acidentes. Além disso, você deve saber que quanto maior a franquia, menor será o custo do seguro.

Como reduzir o custo do seguro?

Você sempre deve ter em mente que o seguro é um investimento e não uma despesa. Escolher a opção de menor custo, apenas para economizar, pode trazer mais prejuízos que benefícios. Afinal, imprevistos acontecem e você deve estar preparado para lidar com eles, evitando ser surpreendico com custos com a reparação de danos que poderiam estar amparados por uma apólice de seguro.

Existem algumas maneiras de economizar com a contratação de um Seguro de Riscos de Engenharia. Como falamos, quanto maior a franquia, menor é o custo. Então essa é uma questão a ser analisada. Do ponto de vista da seguradora, quanto a maior participação do segurado no risco (franquia), menor será a despesa dela se ocorrer um sinistro. Com isto ela acaba concedendo descontos no custo final do seguro.

Buscar cotações em diferentes seguradoras, verificar a situação financeira delas e escolher as coberturas ideais para seu projeto, são outras medidas de economizar na hora de contratar o seguro.

Como contratar Seguro de Riscos de Engenharia com segurança?

O primeiro passo para contratar um Seguro de Riscos de Engenharia, com segurança, é contar com a ajuda de uma Corretora de Seguros. Profissionais especializados poderão avaliar riscos, indicar coberturas adequadas ao tipo de obra ou serviço, buscar cotações em diferentes seguradoras, negociar taxas competitivas e acompanhar a evolução do risco e os eventuais processos de sinistro.

Não se esqueça de verificar se a corretora e a seguradora estão habilitadas junto à SUSEP. Além disso, confira se as empresas possuem experiência na avaliação de riscos e na contratação desta modalidade de seguros.

A Conset é uma Corretora de Seguros com 20 anos de experiência técnica em projetos de grande porte, assessorando empresas na análise de riscos e oferecendo suporte durante toda a vigência da apólice, especialmente em casos de sinistro.

Peça uma cotação!